segunda-feira, 12 de abril de 2010

REUNIÃO DÁ INICIO ÁS ATIVIDADES DA CEE "CIDADE LIMPA"

Nesta última quarta-feira, 07 de Abril, iniciaram as atividades da  Comissão Especial de Estudos (CEE) da Cidade Limpa, composta por mim, José Carlos de Oliviera( Bebé),Capela Novas, Nicanor Lopes e presidida pelo vereador Marcelo Palinkas.  Já na primeira reunião, onde tivemos a companhia do vereador Maurilio Romano, que manifestou interesse pelo assunto,  ouvimos  a  coordenadora técnica do Sindicato das Empresas de Publicidade Exterior (Sepex), Mônica Balestrini Nunes.A técnica, reconheceu os excessos publicitários cometidos  e  alertou para a necessidade de se criar um programa de gestão que discipline a colocação de outdoors, painéis e outros tipos de anúncios no município. 

Eu e os demais vereadores, argumentamos  que o ideal seria ouvir  a comunidade, sobre o tema, a fim de encontrar um ponto de equilibrio  entre os empresários, a população e necessidade de reduzir a poluição visual da cidade.

A intenção é não adotar uma politica drástica como  no municipio de São Paulo, mas sim reduzir em mais de  30% a colocação de anuncios em espaço externo, restringindo  os locais de fixação de outdoors, o que não causaria prejuizo ás empresas de publicidade e garantiria respeito a paisagem.
O presidente da CEE, sugeriu ainda a crianção de um pacto social e ambiental, que formalize e garanta o cumprimento do estabelecido como resultado da CEE.
Cabe-nos ouvir todos os envolvidos com a questão, a fim de que o bom senso nos garanta uma decisão imparcial  e que favoreça a todos.


Um comentário:

  1. Olá meu caro amigo e vereador Bebé! Saudações fraternais.
    Acho interessante esta campanha visando melhorar o visual da cidade, no tocante a temática; porém tenho uma outra preocupação, que é a respeito do lixo; tanto doméstico quanto de reforma e construção. Talvez , penso eu, o nosso sistema de coleta esteja ultrapassado e deva ser reestudado, e adequado a nossa metrópole(!). Tenho observado que nos bairros onde se faz a coleta a cada dois dias, um volume muito grande de lixo dome´stico vai para nas bordas das vias, e terrenos baldios. A prefeitura faz a coleta deste sempre que há uma denúncia ou em programas agendados, e em poucos dias tudo volta a estar igual.
    Sei que isso é cultural, mas penso que uma solução viável e barata para a administração pública, seria um projeto onde os alunos universitários desenvolvessem junto as comunidades, um amplo trabalho em dois módulos. Um de conscientização.(O mais importante), e seguido de uma pesquisa que modificasse a forma da coleta, adequando a nossa realidade. Como estagiarios de seus proprios projetos, os universitários prestariam um enorme e importante serviço a comunidade, e com a apois logistico da administração pública, não haveria honus aos cofres público. Todos ganhariam.
    Abraço
    Eunice T.Fomm

    ResponderExcluir